terça-feira, 16 de setembro de 2008

CARACTERÍSTICAS DOS NADADORES QUE AFETAM O ARRASTO (continuação)

Se considerarmos a orientação do corpo em relação à água, habitualmente o arrasto aumenta quando os nadadores estão menos horizontais com referência à superfície da água ou quando fazem movimentos muito sinuosos, já que em ambos os casos aumenta o tamanho do corpo na água , movimentando mais moléculas e, com isto rompendo mais lâminas de água (fluxo laminar) para sua passagem.

O espaço que os nadadores ocupam na água tem componentem horizontais e laterais. O horizontal refere-se à profundidade de seu corpo. O lateral refere-se ao espaço que ele ocupa de um lado para outro.

O nadador na figura "a" abaixo ocupa menos espaço que o da figura "b" porque seu corpo inteiro permanece quase que horizontalmente com a superfície. Para se mover, ele rompe um número menor de lâminas de água. O nadador "b" mantém sua cabeça numa posição muito elevada, o que faz com que suas pernas afundem e desloquem uma quantidade maior de moléculas de água, causando por sua vez, um arrasto muito maior que o nadador "a".


Os nadadores devem tentar manter-se na posição mais horizontal possível ao se deslocarem por meio da água.

Entretanto, tentar permanecer na posição mais horizontal possível, pode diminuir a força de propulsão, já que a posição do corpo do nadador muda ao longo de cada ciclo de braçada.

Para que possam nadar rapidamente, os atletas devem balancear a necessidade de ficar na posição horizontal com a de aplicar a força propulsiva.

Conseguir o equilíbrio exato entre posição e força propulsiva é o trabalho do professor/técnico visando a melhora do seu aluno/atleta e aqui no blog você já encontra e terá ainda mais dicas e técnicas para atingir este equilíbrio em todos os estilos.

Até mais.

Nenhum comentário: