sexta-feira, 5 de setembro de 2008

COMO O VINHO...


Em mais um artigo sobre natação, a Folha de São Paulo, agora traz o tema longevidade, dizendo que com a melhora da técnica dos nados e dos treinamentos, os nadadores mais velhos conseguem melhorar sua velocidade. Valer a pena conferir.


PISCINA COM HISTÓRIA


Nadadores melhoram rendimento à medida que envelhecem quando técnica é aperfeiçoada com o tempo.
LIZ ROBBINS DO "NEW YORK TIMES"

Dara Torres, a nadadora olímpica de abdome escultural aos 41 anos, obteve três medalhas de prata em Pequim e provou que, para os atletas de elite, envelhecer não quer dizer perder velocidade na água. E mesmo fora das fileiras de elite, os nadadores com 40 anos ou mais obtêm velocidades mais altas hoje do que seus predecessores alguns anos atrás.
Pesquisadores da Universidade de Indiana constataram que a população de nadadores master, composta por 42,5 mil atletas entre 18 e mais de 100 anos, se tornou mais rápida na água nos últimos 20 anos, e isso em todas as faixas etárias dos 25 aos 55 anos, de acordo com Joel Stager, diretor do estudo."A técnica supera o condicionamento", diz Stager. "A água é um equalizador". A razão para tanta velocidade é a mecânica melhorada das braçadas e os métodos de treinamento que enfatizam a intensidade. À medida que envelhecem, as pessoas perdem massa muscular e capacidade cardiovascular, com declínios da ordem de 1% a 1,5%. Mas, para quem se exercita regularmente, o ritmo de declínio é mais lento. Os nadadores compensam a perda porque a água responde à proficiência técnica e porque o esporte não envolve arcar com peso. "As pessoas são capazes de se tornarem mais velozes, a despeito de serem 10 ou 20 anos mais velhas do que quando começaram", diz Stager.
Técnicas de braço e mão Stanley Shechter, 75, ainda tenta dominar o golfinho (movimento subaquático com as pernas que dá velocidade ao atleta e agora é permitido nas competições), mas encontrou um movimento alternado com as pernas que lhe parece mais efetivo. Shechter, que integra uma equipe master em Nova York, descobriu, além disso, que o posicionamento das mãos durante o mergulho pode ajudar a reduzir os tempos. Quando mergulha, ele posiciona as mãos uma sobre a outra, com os dedos unidos para evitar o arrasto, da maneira que lhe foi ensinada por Patrick Cantrell, o seu técnico. Shechter estende os braços, mantendo-os perto dos ouvidos, e mantém a posição, sob a água. "É difícil manter os braços estendidos por tanto tempo", diz. "Mas funciona."O nadador atribui sua melhora aos cinco dias semanais de treino, ainda que ele se cuide para não forçar.
A abordagem também representa um método derivado do empregado pelos atletas de alto desempenho. Técnicos e nadadores descobriram que menos pode ser mais, especialmente para eventos com distância máxima de 100 metros. Em 2003, Shechter fez tempo de 1min23s46 nos 100 metros livres do torneio nacional de masters. Em maio, venceu a categoria 75 a 79 anos das 100 jardas (cerca de 91 m) em 1min12s67.
Voltando o relógio nem todo nadador com mais de 40 anos é capaz de bater recordes. Para muitos, manter a forma é o que mais importa. Andy Weiss tem cabelos brancos espessos e uma cicatriz de cirurgia de ponte de safena no peito, mas não aparenta seus 87 anos. "Muita gente me chama de maluco", diz Weiss, que nada três vezes por semana, uma hora por dia. "Sinto-me maravilhoso após nadar". Ele conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata no campeonato nacional norte-americano de maio, mas diz que o que o atrai é o poder revitalizador da água. Suas dicas para melhorar? "Não fume, encontre um bom técnico, durma o suficiente", afirma, antes de acrescentar, rindo: "E não fique velho".
A idade não prejudicou Marie Kelleher. Ela nada quatro dias por semana na Virgínia, registrando 800 metros por dia em estilos alternados. Aos 95 anos, ela venceu sua categoria etária no torneio regional de masters em fevereiro, com tempo de 3min02s75 para as 100 jardas em estilo livre. "Comecei a nadar porque queria manter a forma", conta. "Enquanto conseguir ir de carro à piscina, continuarei nadando". Ela ficou impressionada, se bem que não exatamente inspirada, com os resultados de Torres em Pequim. "Qual é a idade dela, mesmo?", perguntou. Quando informada de que a nadadora tinha 41 anos, ela riu e disse: "Bem, tenho mais que o dobro dessa idade".
Tradução de PAULO MIGLIACCI


Para ver o artigo, clique aqui
Até mais.

Nenhum comentário: