sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CARACTERÍSTICAS DOS NADADORES QUE AFETAM O ARRASTO.



Existem 3 fatores considerados os mais importantes na responsabilidade pela turbulência criada pelos nadadores (1) a forma que os nadadores apresentam à água, (2) a orientação do seu corpo na água e (3) a velocidade de movimento.


Com relação à forma, os objetos afilados criam menor resistência se comparados aos objetos com cantos "qaudrados". A figura abaixo mostra esse efeito. enquanto a figura "a" permite que as moléculas de água se desloquem de forma gradual, rompendo poucas lâminas de água, a figura "b" faz com que as moléculas voltem de encontro à parede de água quebrando várias lâminas ao mesmo tempo e causando muita turbulência.


Da mesma forma, no lado oposto, a extremidade alongada da figura "a" permite que as moléculas de água preencham mais rapidamente o buraco deixado pela passagem do objeto, já na figura "b", este tempo será mais demorado e a zona de baixa pressão será muito maior, tracionando o objeto para trás.


Deve ter ficado óbvio pela análise das imagens que a forma ideal para a redução do arrasto é a de um projétil (ou de peixe).


Infelizmente, em comparação com os peixes, o corpo humano é mais largo e possui superfícies mais aplainadas. Além disso, os nadadores não podem manter-se numa posição estática ao se deslocarem na água. Eles mudam constantemente de posição, apresentando diversas formas diferentes ao fluxo de água que avança. Apesar disso, os mais rápidos mantêm as posições mais hidrodinâmicas, à medida que vão assumindo essas formas variadas; os mais lentos não conseguem fazê-lo.

Nenhum comentário: