quarta-feira, 10 de setembro de 2008

RESISTÊNCIA


Venho falando sobre técnica de nado, correção e educativos, mas nos próximos artigos vou dedicar espaço a u pequeno detalhe que faz uma grande diferença na natação: a ÁGUA.

A água oferece um efeito retardador muito profundo nos objetos que se deslocam por meio dela. Ela é 1000 vezes mais densa do que o ar e, assim, quando o corpo "empurra" para a frente contra ela, ela "empurra" o corpo para trás. O termo para resistência da água aos movimentos do nadador é ARRASTO.

Nós temos duas formas de fazer um nadador se deslocar mais rapidamente pela água: aumentando sua força propulsiva ou diminuindo a força de arrasto (ou uma combinação das duas coisas).

Para se aumentar a força propulsiva, é necessário um trabalho de melhoria técnica (mecânica) dos movimentos e um treinamento para aumentar a potência do nado. Esse processo pode levar várias semanas, já o ARRASTO pode ser reduzido em poucos minutos mediante uma orientação diferente do corpo.

A compreensão dos modos em que o arrasto pode ser diminuído, precisa, primeiramente, que tenhamos conhecimento das características do fluxo da água, tema que começarei a tratar a partir da próxima postagem.

Até mais.

Nenhum comentário: