segunda-feira, 29 de setembro de 2008

EXERCÍCIOS CORRETIVOS X PROCESSO PEDAGÓGICO


Adaptado de “Treinamento em Academias” – Prof. William de Lima



Com o crescimento da natação e com o acesso maior à informação (vídeos, Internet, etc.) muitos exercícios utilizados em treinamento têm sido adaptados e utilizados em aulas de iniciação. Alguns exercícios auxiliam o processo pedagógico, mas outros prejudicam.
Alguns professores não utilizam o senso crítico na adaptação de exercícios corretivos ou para uma melhor técnica e acabam prejudicando seus alunos no futuro.
Quando se está à frente de exercícios novos, deve-se utilizar as seguintes estratégias para analisá-los:
1 – grau de dificuldade;
2 – faixa etária;
3 – nível do aluno;
4 – recursos para melhor utilizá-los (nadadeiras, flutuadores, etc.);
5 – erro técnico específico para utilizá-lo;
6 – metragem – séries – quantidade e intensidade.
O treinador e o professor devem analisar o que é importante no exercício, ou mesmo, na utilização de outros recursos como nadadeiras, palmares, prancha, calção de bolso, elástico; devem analisar onde termina a técnica, os objetivos e começa o comércio, a moda, o status e a nossa falta de capacidade de analisar melhor o nosso conteúdo programático, objetivos, etc.
Ao aplicarmos exercícios corretivos para os atletas ou alunos do aperfeiçoamento, devemos chamar a atenção quanto a propulsão das pernas, pois quando eles utilizam uma braçada e não dão ênfase a propulsão das pernas há uma perda de estabilidade e um desequilíbrio do corpo.
Outro detalhe dos exercícios é o atleta realizar metragens curtas com intervalos suficientes, para que possa executar o exercício com uma técnica ideal.
O objetivo dos exercícios corretivos é a técnica ideal e isto o atleta consegue quando seu tempo é bom e realiza um número ideal de braçadas; isto significa menor investimento energético.
Segundo Maglisho, os atletas podem nadar mais rápido ou visar menos esforço muscular em velocidades sub-máximas, quando seus membros se movem nas direções certas, numa velocidade ideal, com as mãos e pés inclinados no ângulo de ataque ideal.


Até mais.

Nenhum comentário: