Blog voltado para professores e estudantes de educação física e a todos os amantes da natação que se interessam em técnica de nado, aperfeiçoamento de estilos e motivação e diferenciação em aulas de natação.
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
EFEITO DA VELOCIDADE NO ARRASTO
A conseqüência imediata do aumento da velocidade de um nadador, também é o aumento da fricção e da turbulência e, no final, do arrasto. O efeito da velocidade é tão potente que o dobro da velocidade de progressão irá quadruplicar o arrasto.
Mora aí a importância de se saber ritmar uma prova, já que o atleta que souber nadar a primeira metade de uma prova com menor desgaste do que outro atleta em igual velocidade, deverá, no final vencer a prova pois estará menos cansado do que seu oponente. Não passa pela cabeça de nenhum atleta se preocuar a tal ponto com a redução do arrasto que faria com que ele nadasse em ritmo lento e perdesse uma prova só para não sofrer o efeito do aumento da resistência em função da velocidade, por isso a importância em se saber ritmar o nado e manter uma boa posição do corpo em relação à água, para que o efeito da velocidade seja o menor possível.
Marcadores:
arrasto,
diminuição do arrasto,
posição do corpo,
velocidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário